FELIZ PÁSCOA

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Escola Dominical ( Crescendo em Cristo)












O Que é a Escola Dominical? É uma estrutura educacional que ensina Bíblia e doutrina em cada igreja local das Igrejas Protestantes. Chama-se dominical por ter a sua origem na palavra latina "Dominus, Domini (do Senhor)" que significa Senhor. Portanto, significa em primeiro lugar Escola do Senhor. Para algumas igrejas evangélicas, por acontecer aos domingos, podendo os estudos serem temáticos ou com um único assunto.

Deus em vários momentos mostrou o seu descontentamento pelo fato do seu povo não conhecer os seus caminhos... "é um povo que erra de coração e não tem conhecimento dos meus caminhos" (Salmos 95:10); "o boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende" (Isaías 1:3).
Quando somoms alcançados pela Graça de Deus e transformados pela mensagem da Cruz, surgem então os primeiros cuidados com este "recém nascido". O alimento não pode ser sólido. A própria Bíblia faz referência a este fato em I Pedro 2:1-2: "Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo". Na vida cristã é imprescindível esta alimentação básica no início da caminhada com Deus. Nesta fase precisamos firmar os nossos conceitos, passando incorporar à nossa vida os nossos valores e fundamentos. Certamente é o período mais importante. Infelizmente, alguns desistem nesta fase... "Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho; porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende" (Mateus 13:19-21).Ao conhecer o Senhor e a sua vontade expressa em Sua Palavra, poderemos então frutificar. Este é o nosso dever: "mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (I Pedro 2:9); "vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:13-16).

Uns certamente darão mais frutos do que outros. A Bíblia assegura que "o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta" (Mateus 13:23). Não importa a quantidade, mas sim a qualidade do fruto e a submissão àquele que dá o crescimento às nossas vidas: "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento" (I Coríntios 3:6).

Que todos nós possamos dar lugar à Palavra de Deus em nossas vidas, pois ela nos transforma, nos edifica e nos prepara para estarmos em pé até aquele dia! Seja um freqüentador da Escola Dominical!